sexta-feira, setembro 01, 2006

Energia Nuclear - malefícios e benefícios

BENEFÍCIOS

A energia nuclear tem finalidades menos conhecidas: no meio ambiente, permite determinar a quantidade e local da ocorrência de poluentes, as causas da poluição e alternativas para evitá-la, sem criar efeitos indesejáveis; na saúde, elementos produzidos em reator ajudam a aliviar dores, diagnosticar e mesmo curar problemas no coração, tireóide, fígado, ossos e cérebro; na agricultura, os radioisótopos aumentam a produtividade da terra, geram alimentos com maior qualidade nutricional e resistência a pragas - evidentemente, nada radioativos.

MALEFÍCIOS

Duas questões, no entanto, desestimulam investimentos em energia nuclear: os rejeitos tóxicos e a possibilidade de um acidente.
Até agora, não há em nenhum país solução tecnicamente aceitável para o descarte definitivo dos rejeitos radioativos, em condições seguras, por centenas de anos - prazo necessário para que se tornem inofensivos à vida humana. No Brasil, eles são provisoriamente armazenados em instalações de edifícios especialmente construídos nos sítios das usinas.
Os acidentes nucleares, por sua vez, têm conseqüências tão graves e perenes - cânceres, mutações genéticas e malformações fetais - que a remota possibilidade de que possam ocorrer leva ao desestímulo de investimentos nessa área.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home